Conhecendo a realidade do mercado do Eucalipto
- José Carlos Barros Silva
- 9 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Já é de entendimento dos pesquisadores do Projeto Cerrado que a demanda por eucalipto é muito grande por parte das agroindústrias no Brasil, mas que a oferta atual não está acompanhando esta demanda. Em Goiás, por exemplo, a legislação do estado proibiu, em 2007, o consumo de eucalipto nativo pelas empresas, e isso tornou o mercado do eucalipto mais complexo e concorrido.
Nesse sentido, ao longo da tarde os visitantes e anfitriões também dialogaram bastante sobre o cenário da cadeia do eucalipto no estado. Em 2009, a Gelnex deu início a um Projeto Florestal próprio, prevendo uma possível crise no mercado da madeira, e com a perspectiva de até 2030 tornar-se autossuficiente em sua produção energética. Na conversa, os representantes da Gelnex compartilharam sobre as dificuldades que a empresa encontra atualmente para desenvolver este projeto.
Os desafios vão desde a dificuldade de negociar com produtores, que geralmente não se interessam no cultivo de eucalipto, até conseguir mão de obra qualificada, maquinário adequado e custos razoáveis para as operações, passando ainda pelos impactos das mudanças climáticas, dificuldades geográficas e outros fatores.
Frente às dificuldades, a empresa conta com estratégias para garantir formas de produção própria desta matéria-prima, que envolvem um grande investimento de recursos e de suporte aos produtores para garantir eucalipto de boa qualidade e a longo- prazo.



Comentários